Pesquisar este blog

domingo, 27 de junho de 2010

TEATRO DE ARENA RECEBE HOMENAGENS EM SÃO PAULO


 Roger Levy  e  José Renato Pecora, fundadores do Teatro de Arena de São Paulo, foram homenageados recentemente  em cerimônia na Câmara de Vereadores e receberam a Medalha Anchieta e o Diploma de Agradecimento da Cidade de São Paulo.A atriz Eva Wilma, que iniciou sua carreira no Teatro de Arena com a peça "Uma mulher e três palhaços" também foi uma das homenageadas . Roger Levy foi o responsável pela administração e coordenação do projeto de implantação do teatro e Pecora, o inovador de peças teatrais em arena.



O Teatro de Arena , um pequeno espaço com noventa  lugares, em frente à praça da Consolação ,adaptado de uma garage, hoje, Teatro de Arena Eugênio Kusnet , teve sua estreia   marcada no dia 22 de fevereiro de 1958 com a peça escrita por Gianfrancesco Guarnieri- Eles Nao usam Black-Tie.Com direção de José Renato e músicas de Adoniran Barbosa, a peça ficou em cartaz  mais de um ano em São Paulo, fato considerado inédito no teatro brasileiro.

Pelo Arena passaram atores e atrizes de grande sucesso como Eva Wilma.John Herber, Paulo José, Dina Sfat, Flavio Migliaccio, Lélia Abramo, Milton Gonçalves, Raul Cortez e muitos outros que contribuiram para o engrandecimento do teatro brasileiro.

O Teatro de Arena , após a prisão de Augusto Boal, parceiro de Guarnieri em"Arena  Contra Zumbi "  e  " Arena   Contra   Tiradentes",  dois dos maiores espetáculos encenados no teatro, não sobreviveu à ditadura  iniciada em 1964. Por  imposição da  forte repressão da  ditadura militar , o  Arena  calou sua voz, como ocorreu com tantos outros cidadãos brasileiros, como conta a História deste país.

Regina Lemos
Fotos:divulgação



*************************************************************************************

Repasso para os leitores do blog o email enviado por Roger Levy, referente à publicação da matéria  acima, sobre o Teatro de Arena.

"Muito obrigado, li e acompanho o blog, esta ótimo".

"No evento eu destaquei que o Arena é o teatro que mais sobreviveu de todas as Cias. teatrais no Brasil e hoje continua praticamente como foi fundado, incorporado á Funarte com o nome de Teatro Eugenio Kusnet. Um dado importante na trajetória do Arena é que a maioria das atores que se consagraram, começaram suas carreiras pelo Arena. "

"A homenagem eu cobrei porque achei que a coragem de montar um teatro de vanguarda na época, tinha que ser lembrada e não cair no esquecimento."